3 de fev de 2013

Informes sobre publicações e atividades educativas

Prezados leitores,
Nos últimos doze meses não realizei novas publicações em meu blog, no entanto apresento abaixo algumas respostas a alguns e-mails que recebi nesse período.

  • Recebi um e-mail do professor José Pinto Lopes, professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Vila Real Portugal, informando que em coautoria com a professora Helena Santos Silva possuem livros relacionados ao campo da Pedagogia e que estão disponíveis para compra na Livraria Saraiva. Nas publicações mencionadas também há livros de outros autores como Adília Lopes e José Lopes Velhos. Os livros são: 50 Técnicas de Avaliação FormativaAprendizagem cooperativa na sala de aulaMétodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infânciaO professor faz a diferença.
  • Alguns leitores entraram em contato solicitando planos de aulas ou atividades educativas específicas para uma determinada área de conhecimento. Caso se trate do Ensino Fundamental e Médio recomendo que acessem meu post sobre planos de aulas. Eu também recomendo a utilização do Linux Educacional nos laboratórios de informática de escolas públicas pois há muitos conteúdos de aprendizagem para serem explorados tanto diretamente nos softwares instalados e instaláveis quanto em objetos educacionais que podem ser baixados gratuitamente.
  • Alguns leitores enviaram e-mails sem especificar o assunto no corpo do texto e por isso não há como eu responder. Já outros enviaram questões que demandam uma explicação presencial, no entanto há uma alternativa "à distância" que são vídeos na internet de sites como o YouTube explicando diversos assuntos e de maneira didática, inclusive com passo-a-passo. Recomendo que jamais deixem de pesquisar :-)
  • Informo que alguns vídeos que inseri em meus posts não estão funcionando porque o site que os hospedava alterou sua estrutura de funcionamento.
Agradeço pela visita de tod@s e desejo que este seja um ano de grandes realizações nas escolas, instituições de educação superior e demais instituições que cuidam da formação humana por uma vida não fascista (como bem escreveu Michel Foucault sobre a obra O Anti-Édipo de Gilles Deleuze), com liberdade e autenticidade (como nos provocou Martin Heidegger)!
Atenciosamente,

Prof. Alex -> contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.