17 de out de 2011

A era de dispositivos pós-PC na educação

Estava passeando em um shopping de Fortaleza-CE e encontrei um stand de uma escola particular com diversos iPads em que qualquer criança poderia utilizar. Registrei o vídeo acima do momento que visualizava o uso que as crianças faziam desse gadget e fiquei pensando sobre a época em que atuei como professor de Informática Educativa e o processo de ensino-aprendizagem.
Veio em minha mente uma possível diferença marcante entre ensinar com um PC e com um iPad: com o tablet da Apple você não precisa dizer para o aluno "cuidado, não clique em tal lugar porque pode desconfigurar!" pois simplesmente o estudante pode tocar em qualquer parte sem gerar mudanças comprometedoras do sistema. No entanto percebo um ponto negativo mas que é característico dessa "Geração Y": o constante zapping!
Certamente o uso de dispositivos pós-PC será motivo para os professores mais uma vez reverem suas práticas de ensino com as tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.