11 de jul de 2011

A influência das tecnologias sobre os jovens

Diferentemente de algumas questões nonsense sobre a internet, Don Tapscott é autor de um livro que fala sobre os jovens nascidos depois dos anos 80 e que são considerados os verdadeiros nativos digitais. Esses nativos digitais são conhecidos na área de sociologia como Geração Y: são pessoas nascidas após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, e que cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas devido o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação e a contínua aplicação desses novos recursos na vida cotidiana.
Essa geração já foi acusada de distraída, superficial e até de egoísta mas Tapscott considera que se preocupam com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo: esse foi tema de uma entrevista com ele.
Compartilho abaixo o vídeo dessa entrevista para que possamos nos entender e/ou compreender melhor o outro com quem cada vez mais nos relacionamos e dessa forma possamos tecer redes de conhecimentos significativas para todos.
Uma idéia apresentada por Tapscott ajuda a entender bem o funcionamento do cérebro humano de cada geração: "Após o DNA, a maior variável que determina como seu cérebro é como você passa seu tempo". Vale ressaltar porém que o a teoria construtivista apresenta idéias similares à essa explicação.

2 comentários:

  1. Oi, você teria algum email para contato? Eu sou do Museu da Geodiversidade, da UFRJ, e gostaria de saber se você poderia divulgar a 1ª Olimpíada Nacional de Geociências aqui no seu blog. Para saber mais das olimpíadas, o site é: www.olimpiada.igeo.ufrj.br

    Email para contato: museugeodiversidade@geologia.ufrj.br

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. No lado direito do blog há um formulário que pode utilizar para entrar em contato comigo.

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.