20 de jun de 2011

Ops... ampliação do investimento em educação para 7% do PIB somente em 2020?

Li diretamente no site da Câmara dos Deputados que a ampliação do investimento público em educação de 5% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) deverá ser alcançado somente em 2020 caso seja aprovado sem nenhuma modificação o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10).
Mas espere aí: a então candidata Dilma Rousseff definiu em sua proposta de governo que elevaria para o equivalente a 7% do PIB os investimentos em educação. O PIB brasileiro atualmente é estimado em cerca de $ 2 trilhões (dois trilhões de dólares).
Considerando que um mandato presidencial possui atualmente 4 anos, a meta deveria ser atingida em 2014 e não em 2020. Vale dizer que mesmo que a atual presidente seja reeleita, o mandato iria até 2018. Mas vamos torcer para que seja implantada antes afinal muitos votaram na presidente considerando suas propostas para a área de educação.
Segundo o site Todos pela Educação ao receber líderes estudantis dia 25/03/2011 no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff se comprometeu a elevar os investimentos na Educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até o fim de seu governo, em 2014.

E para que tudo que foi citado no vídeo acima seja realizado, é preciso aumentar os investimentos em educação, combinado? :-)

Vale dizer que mesmo que o Projeto de Lei 8035/2010 seja aprovado tal como está neste momento nada impedirá que a presidente implante sua proposta de elevação dos investimentos em educação pois quaisquer metas estabelecidas podem ser superadas. Em foto publicada no site da Câmara dos Deputados o Ministro da Educação afirmou que o governo está aberto ao diálogo: então vamos dialogar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.