27 de jun de 2011

E se a EaD incorporasse uma interface de rede social? Eis o edmodo

Navegando no Baixaki descobri um site interessante para uso na Educação a Distância (EaD) e traduzido para português do Brasil chamado edmodo. Trata-se de uma plataforma com recursos para que professores e alunos compartilhem informações de maneira similar a redes sociais como o Twitter, Facebook e Orkut. Embora o serviço on-line esteja cadastrado desde 29/04/2009 é surpreendente o fato de estar bem atualizado, sendo que apenas recentemente o Orkut incorporou uma interface similar.
Na imagem acima é possível observar que a interface é muito parecida com a da maioria das redes sociais contemporâneas: um espaço para digitação do conteúdo a ser compartilhado, o alinhamento das respostas em forma de conversa/batepapo e há ainda a possibilidade de utilizar uma biblioteca para armazenar conteúdos (arquivos) para serem compartilhados nas mensagens.
No alto da página há o calendário: a medida que se cria novas tarefas e suas respectivas datas de entrega o sistema inclui automaticamente no calendário permitindo ao aluno se organizar para entregá-las no tempo previsto. É possível ainda criar grupos e enviar as tarefas apenas às pessoas selecionadas, tal como ocorre nas círculos restritos das redes sociais on-line.
Seria uma ótima idéia se o Moodle disponibilizasse um recurso como esse em sua plataforma pois incorporaria uma interface de grande sucesso e facilidade de uso para a maioria das pessoas. Fica então a sugestão aos desenvolvedores desse software livre que tem sido de grande utilidade para a oferta de cursos a distância mas que precisa se atualizar para o contexto de interatividade crescente entre as pessoas que estão cada vez mais conectadas digitalmente. O edmodo não é um substituto do Moodle mas sim um complemento cujas funcionalidades poderiam ser integradas como padrão do sistema.

Um comentário:

  1. O edmodo atualizou a interface há algumas semanas, por isso tão atual. Não que a antiga fosse muito diferente. O problema é que depois da atualização a interface em português está bugada. Chato é o nome, minha filha apelidou o site de edmundo :D

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.