6 de jun de 2011

Algumas questões nonsense sobre a internet

A internet nos torna burros? Ela nos rouba a alma, esvazia nossas personalidades e reduz nosso tempo de atenção? Essas idéias nonsense foram na verdade apresentadas de maneira afirmativas pelo diretor executivo do New York Times Bill Keller e citados em uma reportagem da Der Spiegel. Os argumentos são:
  • Calculadoras de bolso diminuíram nossas habilidades matemáticas, dizem alguns, tornando-nos menos capazes de fazer cálculos de cabeça do que, digamos, eram as pessoas nos anos 50;
  • Os discos rígidos dos computadores e cartões SD dos telefones celulares estão roubando o resto da capacidade de memorização que a maldita mídia impressa já nos havia tirado;
  • No momento, os sistemas de GPS estão destruindo nosso senso de direção.
A minha opinião é de que a internet permite que as pessoas utilizem o cérebro para outras coisas, ao invés de terem que memorizar informações mecânicas que podem ser realizadas pelos computadores. Vale dizer que o jornalista não fornece provas para seus vastos temores, a não ser seu desconforto pessoal mas há pesquisas relatando que as pessoas estão fazendo cada vez mais uma espécie de leitura zapping, lendo apenas alguns trechos de um texto, absorvendo muito conteúdo mas fragmentado e sem análise crítica/aprofundada. E você, o que pensa sobre o assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.