9 de mai de 2011

Livro Educação e Liberdade, de Ivan Illich (et al.)

Finalmente abri o livro Educação e Liberdade que havia comprado tempos atrás em um sebo na internet. Iniciei a leitura do texto Na Ilha do Alfabeto de Ivan Illich que é o que me interessa no momento pois pretendo ler em seguida Sociedade Sem Escolas também de autoria dele para entender melhor sua proposta.

Peguei o livro aleatoriamente da minha estante e verifiquei que nesse texto Illich faz algumas considerações sobre o seu livro Sociedade Sem Escolas, que segundo ele demorou nove meses para ser publicado e nesse tempo que ficou com o editor ele amadureceu uma crescente insatisfação pelo texto e que, dentre outras coisas, ele não auspiciava a eliminação da escola. Ilhich estava propondo a desinstitucionalização da escola mas em reflexão neste texto ele acredita que estava equivocado com essa proposta. O que Ilhich propõe efetivamente é o que está descrito na citação abaixo, contido na página 15.
Bem, Illich se arrepende de algumas coisas do livro Sociedade Sem Escolas mas talvez não esteja totalmente correto em seu arrependimento. Desconfio que sua obra tem potencial para produzir muitas discussões positivas em cursos de formação de professores na universidade, pena que é pouco citado provavelmente devido a sua proposta ser considerada polêmica: mas considero que a universidade precisa de discussões polêmicas e não simplesmente a aceitação incondicional da escola tal como se apresenta no mundo contemporâneo. Concordam? Discordam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.