14 de mar de 2011

Qualificação profissional e educação garantem o futuro?

Ao utilizar como título desta postagem a questão "Qualificação profissional e educação garantem o futuro?" talvez você tenha respondido imediatamente com um sonoro "sim!" mas uma reportagem do jornal The New York Times. afirma que "há um erro em relação a esta verdade conhecida por todos".
Conforme o artigo observa, os programas de computador estão substituindo engenheiros em certas atividades, como o design de chips. Falando de forma mais abrangente, a idéia de que a tecnologia moderna elimina apenas os empregos para trabalhadores não qualificados, e de que os profissionais de alta qualificação são os nítidos vencedores, pode prevalecer nas discussões populares, mas a verdade é que tal ideia está na verdade superada há décadas.
Ou seja, a tecnologia elimina empregos também daqueles que possuem um alto nível de qualificação e não somente dos trabalhadores "não qualificados" sendo que o progresso tecnológico está reduzindo a demanda por trabalhadores com alto nível educacional.
Em resumo:
  • Qualquer tarefa rotineira – uma categoria que inclui muitos empregos qualificados, não manuais – encontra-se na linha de fogo.
  • Por outro lado, os trabalhos cuja execução não se dá mediante o seguimento de regras explícitas – uma categoria que inclui vários tipos de trabalho manual, de motoristas de caminhão a zeladores de edifícios – tenderão a crescer mesmo com o progresso tecnológico.
  • Ter um diploma superior não representa mais garantia de um bom emprego, e isso está se tornando cada vez mais verdadeiro a cada década que passa.
  • Portanto, se quisermos uma sociedade na qual a prosperidade seja amplamente compartilhada, a educação não é a resposta – nós teremos que procurar construir tal sociedade diretamente.
A reportagem afirma que é preciso consertar o sistema educacional dos Estados Unidos: o que será que significar esse termo "consertar" em termos práticos em como o ato de "construir uma sociedade diretamente"? E sobre a questão principal: você concorda que a qualificação profissional e educação não são mais garantia de futuro para alguns setores/profissionais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.