21 de fev de 2011

Sociedade de Controle: monitoramento de alunos via GPS

Parece que a sociedade de controle está progressivamente se instalando em nosso meio social. Dessa vez há uma experiência sendo realizada nos Estados Unidos onde escolas do ensino fundamental da Califórnia estão rastreando as crianças com um GPS.

Segundo a publicação do blog Gizmodo, cerca de 75 alunos da sétima e oitava série da cidade de Anaheim tornaram-se as primeiras crianças da Califórnia a serem seguidas usando GPS, depois de preocupações que seu hábito de matar aula poderia levar a processos contra a escola. O estado da Califórnia está pagando a conta, depois de experiências anteriores em Baltimore e San Antonio terem como resultado a frequência dos alunos que costumavam cabular aula aumentar de 77% para 95% depois que o programa terminou.
Foi necessário muito planejamento para colocar o plano do GPS em prática. Toda manhã, as crianças que costumam matar aula que foram selecionadas para o programa vão receber uma ligação lembrando para irem para a escola, e depois que chegarem lá, eles precisam colocar um código único no dispositivo com localizador cinco vezes por dia – ele transmitirá a informação para a direção, confirmando a posição do menor infrator. Então, quando eles estiverem saindo para e escola; quando chegarem à escola; na hora do lanche; quando estiverem saindo da escola, e novamente às 8 da noite – supostamente quando eles estiverem praticamente indo dormir – eles devem sacar o GPS, digitar a senha para dizer “sim, presente”.

Será que as próximas vítimas serão os professores faltosos? Talvez logo logo o mercado de seguros crie um novo produto: seguro contra falta de/nas aulas! Já imaginou a promoção para as escolas?
"Se sua escola tiver aparelhos GPS instalados nos alunos e professores ganhará um desconto de 15% no seguro!" :-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.