31 de jan de 2011

Dicas de livros: Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade

Li recentemente o primeiro capítulo do livro Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade, organizado por Maria Cecilia De Souza Minayo. A sinopse informa que a obra é uma introdução ao mundo da investigação social e da pesquisa qualitativa e percebo que isso realmente se confirma pela sua linguagem simples e objetiva.
Aos que pretendem escrever um projeto de pesquisa e iniciar-se no trabalho empírico considero que é uma leitura relevante.
Conforme disponível na obra, a palavra teoria tem origem no verbo grego theorein cujo significado é "ver" sendo que a associação entre "ver" e "saber" é uma das bases da ciência ocidental. A teoria é construída para explicar ou para compreender um fenômeno, um processo ou um conjunto de fenômenos e processos. As teorias, portanto, são explicações da realidade.

O livro de Minayo (org.) aborda o processo de trabalho científico em pesquisas qualitativas, sendo que esse processo, segundo a autora, se divide basicamente em três etapas:
  1. Fase exploratória;
  2. Trabalho de campo;
  3. Análise e tratamento do material empírito e documental
Vale a pena ler o livro que contém também os textos de Suely Ferreira Deslandes e Romeu Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.