20 de dez de 2010

Privacidade na internet: é possível remover seu nome do Google?

Li recentemente na reportagem "Quem controla você na internet?", disponível na Revista Galileu, que é possível apagar os rastros e baixar todos os dados do Google mediante o site Data Liberation, que segundo a reportagem foi montado por funcionários do próprio Google. Mas será que isso é realmente possível?
Mulheres vítimas de difamação na internet alertam para o perigo da web


Segue abaixo o conteúdo de uma resposta oficial do Google sobre a possibilidade de remoção de conteúdo indexado em seu buscador, disponível no site de ajuda Google Central do Webmaster.

Se você deseja remover conteúdo dos resultados de pesquisa do Google, esse conteúdo precisa antes ser removido da web ou bloqueado para não aparecer nos mecanismos de pesquisa. Encontramos diversas pessoas que acham que o Google controla a web e todos os sites que ela contém, mas isso não é verdade. Os sites nos resultados de pesquisa do Google são controlados pelos webmasters desses sites.

Para remover o conteúdo (incluindo um snippet, título, conteúdo da página ou todo um URL ou site) dos resultados de pesquisa, o proprietário do site—seja você ou outra pessoa—tem algumas opções. O proprietário do site pode remover as informações problemáticas da página, retirar totalmente a página da web ou indicar que o Google não deve rastrear ou indexar a página. Há vários requisitos dependendo do tipo de conteúdo que você deseja remover, conforme descrito abaixo. Quer remover uma imagem dos resultados de pesquisa? Verifique isto primeiro.
Após a realização dessas alterações e após o Google ter rastreado o site novamente, o conteúdo deverá sair naturalmente do índice do Google.


Enquanto há uma preocupação crescente em relação à privacidade na internet, surgem novos serviços on-line como o Google Street View que cria o fato de estarmos sendo monitorados continuamenbte no dia a dia por câmeras de segurança e softwares de mapeamento em tempo real.
Será que o futuro reserva-nos algum tipo de privacidade ou exclusivamente o processo de mapeamento contínuo de nossas informações (vida)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.