31 de out de 2010

Dilma é eleita presidente do Brasil: relembre as propostas dela para a educação

Fim das eleições presidenciais de 2010: Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil. Cabe agora a cada cidadão e cidadã observar suas propostas e fiscalizar sua implantação e gestão. Em resumo a presidente eleita Dilma  Rousseff prometeu para o campo da educação:
  • Priorizar a qualidade da educação, contemplando medidas como o treinamento e a remuneração de professores; bolsas de estudo e apoio para que os alunos não sejam obrigados a abandonar a escola; e salas de aula informatizadas e com acesso à banda larga.
  • Proteger as crianças e os mais jovens da violência, do assédio das drogas e da imposição do trabalho em detrimento da formação escolar e acadêmica. E, simultaneamente, oferecer aos jovens a oportunidade de começar a vida com segurança, liberdade, trabalho e a perspectiva de realização pessoal.
  • Ampliar e disseminar pelo Brasil a rede de creches, pré-escolas e escolas infantis. (FONTE: Site da candidata)
Também no site da presidente eleita há propostas enviadas por cidadão e cidadãs, via internet: como estão inseridas no link "Programa de Governo", a leitura que é possível ser feita é a de que tais propostas foram aceitas e registradas como algo que faz parte do Programa de Governo. Confira as propostas dos internautas que talvez possam ser consideradas como propostas de ação governamental no site da então candidata.

Confira ainda o documento formal e no modelo clássico de Programa de Governo, com toda a formatação adequada e que provavelmente será o real documento que todos terão como base para saber a possível trajetória em termos de implantação e gerenciamento políticas públicas na área de educação pela presidente a partir de 2011.

Eu particularmente fiquei "de olhos bem abertos" à seguinte proposta: elevar a 7% do PIB o percentual de investimentos em educação. Considero que a meta estabelecida deveria ser a de 9,4%, dobrando  a atual porcentagem que é de 4,7% (FONTE: investimento em educação não chega a 5% do PIB). O Brasil precisa urgentemente obter um salto de desenvolvimento que outras civilizações tiveram no passado mediante investimentos em ciência e tecnologia: nesse sentido é preciso maiores investimentos em educação.

Por fim, parabenizo e desejo sucesso à presidente eleita da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff (Dilma Vana Rousseff Linhares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.