25 de out de 2010

Conheça um guia sobre a prevenção do bullying

Mais uma cartilha sobre prevenção da violência nas escolas foi lançada: dessa vez o tema é o bullying, que é toda violência que ocorre na escola, sempre de forma repetitiva e intencional. A cartilha classifica o bullying como sendo a violência física ou psicológica contra a pessoa incapaz de se defender.


Eu considero que das dezesseis páginas a cartilha possui apenas sete páginas de efetivo conteúdo sobre bullying visto que as outras nove são apenas de capas/contracapas. Caso considere o conteúdo insuficiente sugiro que veja o vídeo abaixo em que a professora de Psicologia Maria Luiza Bustamante fala sobre alguns dos primeiros sintomas que indicam que a criança sofre de bullying, tais como quando ela não quer ir à escola.

E se você está pensando que o bullying é um problema somente no Brasil está enganado: nos Estados Unidos também estão tentando combater o problema mediante uma campanha que até artistas e o presidente Obama estão participando. Confira no vídeo abaixo.
Será que a utilização da cartilha e as dicas/campanha mostradas nos vídeos são capazes de diminuir ou eliminar o bullying nas escolas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.