18 de out de 2010

Como baixar vídeos do youtube?

Sou professor há nove anos e atualmente encontro vídeos no Youtube que podem enriquecer bastante uma aula. Caso você compartilhe dessa idéia e deseja projetá-los para seus alunos, existe atualmente um jeito muito fácil de baixá-los e não precisa instalar nenhum programa ou plugin. O processo é bem simples:

  1. No próprio navegador de internet, não importando qual deles você utiliza, basta alterar o endereço (URL) do vídeo que está em exibição substituindo o ‘Y’ do youtube.com por um número ‘3’. Por exemplo, o que era http://www.youtube.com/watch?v=3MHAzt-zoco vira http://www.3outube.com/watch?v=3MHAzt-zoco. Em seguida a página da internet será redirecionada para uma nova página que pergunta se você quer baixar o vídeo em MP4 (formato que toca na maioria dos tocadores de vídeo e celulares mais atuais) ou em Flash (FLV). Logo em seguida basta clicar e baixar. Simples, concorda?
  2. Outra opção que funciona com as mesmas dicas citadas acima é o KickYouTube. Experimente adicionar a palavra ‘kick’ na frente de ‘youtube’ no endereço (URL) de qualquer vídeo. A página será recarregada com a adição de uma barra de ferramentas que traz opções para baixar o conteúdo em formato MP4, FLV, FLV de alta definição, 3GP (suportado por celulares), nas resoluções específicas do iPhone e do PSP e até em GIF animado!
Caso o seu tocador de vídeos padrão (que geralmente é o Windows Media Player) não toque o vídeo, sugiro que faça o download e instale o programa VLC Player que é um player famoso por tocar absolutamente tudo sendo que é gratuito e de código aberto.

Esse post foi elaborado com base em conteúdo da INFO Online.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.