19 de jul de 2010

Dicas de livros: Sociologia da Educação, de Alberto Tosi Rodrigues

Estava planejamento as aulas da disciplina Sociologia da Educação e encontrei um excelente livro intitulado Sociologia da Educação, cuja autoria é de Alberto Tosi Rodrigues. É um livro cuja finalidade didática é muito relevante pois apresenta uma organização inteligível e uma linguagem agradável, facilitando tanto o aprendizado dos alunos quanto a prática de ensino do professor. Confira abaixo uma sinopse.

Educar é, antes de tudo mais, organizar a experiência dos indivíduos na vida cotidiana, desenvolver-lhes a personalidade e garantir-lhes a sobrevivência. As ações empreendidas com a finalidade de educar estão diretamente relacionadas às normas sociais vigentes e aos valores compartilhados pelos indivíduos, no contexto de determinada sociedade, de determinada cultura e de determinado tempo histórico. Se as regras do mundo social já estão prontas quando nascemos, a vida que vivemos na relação com os outros nos convida a mudá-las, e nós de fato as mudamos, mesmo que não percebamos, mesmo que apenas as gerações seguintes sintam os efeitos da nossa intervenção. A sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve com o advento do capitalismo. Por causa desta marca de nascimento, a reflexão sociológica, que aparece na sistematização intelectual de seus fundadores mais importantes como Émile Durkheim, Karl Marx ou Max Weber, tem como ponto de partida o interesse em compreender as maravilhas e atrocidades deste novo mundo que se abriu com o desenvolvimento da grande indústria moderna e da sociedade dividida em classes. Para a sociologia, não há pedagogia neutra: todas são construídas e utilizadas em meio a valores e normas, com o objetivo de conservar o status quo ou de subvertê-lo. Olhar a educação do ponto de vista da sociologia é compreender que se, por um lado, as pedagogias são o fundamento das práticas educacionais, por outro as crenças, os valores e as normas sociais são os fundamentos da pedagogia. Este livro apresenta a sociologia da educação como a disciplina acadêmica que se preocupa em reconstruir as relações, que existem na prática cotidiana, entre as ações que objetivam educar e as estruturas da vida social, quer dizer, a economia, a cultura, as normas jurídicas, as concepções de mundo, os conflitos políticos. (Fonte: Traça)

Caso deseje ler uma análise mais abrangente deste livro recomendo que acesse o post do blog A Empresa do Pensamento Protagonista intitulado Análise sobre o livro "Sociologia da Educação" Alberto Tosi Rodrigues.

Um comentário:

  1. Olá, sou professor de Sociologia e também ecomendo tal livro. Muito bom.
    http://cafecomsociologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.