25 de abr de 2010

Quadro negro do futuro ou o futuro do quadro negro?

O título original é "Quadro negro do futuro leva interação à sala de aula" mas... será que, na prática, o "quadro negro do futuro" não retirará a interação da sala de aula e levará ela para a tela individual (embora em rede) visualizada por cada aluno?
Enquanto o professor escreve no quadro, tudo aparece do outro lado da sala de aula como um "passe de mágica", no gadget do aluno. A tecnologia também dispensa giz e leva ícones até o quadro: para isso, basta fazer seleção do conteúdo na lateral. Confira no vídeo abaixo.
O vídeo acima é bem curto e, a princípio, parece demonstrar apenas a "tradicional" (rs) lousa digital. Mas o título é o que mais me chamou a atenção e por isso proponho a questão citada no primeiro parágrafo para provocar "um pensar" sobre se a interação está ocorrendo na sala de aula "tradicional" ou na "sala de aula" na rede e em rede (ou em qualquer outro lugar: deixe aí sua análise nos comentários ;-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.