5 de abr de 2010

Dicas de Livros: A cibercultura e seu espelho e ainda uma coleção de livros digitais para download gratuito

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCiber e o Instituto Itaú Cultural, com apoio do Ministério da Educação, lançaram na internet (ebook on line) uma obra (acesso gratuito) sobre o mundo digital intitulada A cibercultura e seu espelho – campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa.

Segundo o site Canal Comum a publicação, que está dividida em 05 partes e contém 13 artigos de diversos autores, dentre os quais Juremir Machado da Silva e André Lemos, corresponde ao volume inaugural da "Coleção ABCiber" de textos sobre cultura digital. O livro online e gratuito tem como organizadores os pesquisadores Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto. A proposta da coletânea, segundo os organizadores, é promover a articulação das áreas de Comunicação, Ciência da Informação, Filosofia, Estética, Semiótica, Política, Antropologia, Sociologia e Artes, para apreender, ao seu modo, o estado da arte da cibercultura, mediante tratamento teórico de platôs conceituais fundamentais da época: a cultura pós-massiva e a convergência digital, a questão democrática e a liberdade, os vetores espacial e temporal, a vida cotidiana e suas mediações, o imaginário, a subjetividade e a percepção, o corpo e a sociabilidade, a cognição e a autoria, a educação, a telepresença e a experiência de imersão, as redes sociais e a mobilidade, o jogo, a música e o consumo, e assim por diante.

A obra está disponibilizada gratuitamente na internet em arquivo digital (ebook online): confira já o sumário e leia a obra.


Já a Universidade Estadual Paulista (Unesp) lançou a primeira coleção de livros digitais, com 44 títulos produzidos pelos pesquisadores de sua pós-graduação. Segundo o site Aprendiz não há versão das obras em papel, e elas podem ser baixadas integralmente e de forma gratuita. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Editora Unesp e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp, que criaram em 2009 um programa de publicação de livros na Internet.


Confira já, por exemplo, as obras da área de educação e Ciências Humanas disponíveis gratuitamente para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.