7 de dez de 2009

Dicas de Livros: Avaliação Mediadora e Avaliação: Mito e Desafio, de Jussara Hoffmann

Li recentemente dois livros de autoria de Jussara Hoffmann e pretendo apresentar brevemente minhas percepções acerca das duas obras.



O primeiro livro que li se chama "Avaliação: Mito & Desafio", que intenciona apresentar uma perspectiva construtivista de avaliação. Considerei a leitura muito positiva e gostei da parte final em que a autora apresenta algumas imagens representativas acerca da avaliação sugeridas por grupos de professores. Cito abaixo algumas pérolas:
  • Avaliação Bomba atômica: Quando não destrói tudo, deixa sérias consequências;
  • Avaliação Cachaça: Quanto mais a ingerimos, mais nos sentimos perdidos;
  • Avaliação Gravidez: Nunca se sabe o que vai nascer;
  • Avaliação Cobra: Traiçoeira, sempre pronta a dar o bote;
  • Avaliação Gaveta: Cada vez que se abre aparece uma coisa diferente.

Já minha segunda leitura foi do livro "Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-esola à universidade". Nessa obra a autora infere algo que considero importante no registro de avaliação que são as repostas às seguintes questões: O aluno aprendeu? Ainda não aprendeu? Por que não aprendeu? Quais os encaminhamentos feitos ou por fazer nesse sentido?
Nos contextos avaliativos problematizados por Hoffmann, ela defende uma mudança por uma avaliação mediadora que consiste basicamente em que o professor acompanhe o processo de construção do conhecimento do aluno continuamente e não somente ao final do processo como ocorre freqüentemente na escola moderna.
Há certamente muitas considerações possíveis a serem feitas sobre as duas obras e caso você realize a leitura deixe aqui seus comentários ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.