30 de nov de 2009

A Web 2.0 (2ª Parte) - O Google Wave






Estava testando um novo serviço on-line chamado Google Wave e fiquei pensando como ele poderia ser utilizado no campo da educação.




O Google Wave intenciona ser uma nova forma de comunicação e colaboração para que as pessoas trabalhem com mais produtividade on-line. Ele é simultaneamente conversação e documento editável onde as pessoas podem se comunicar e trabalhar de forma colaborativa utilizando texto, foto, vídeo, mapa e muito mais.


Certamente ainda é muito cedo para conclusões acerca do Google Wave, mas é um serviço on-line cuja idéia de reunir pessoas para compartilhar mensagens e arquivos é interessante. Vale lembrar no entanto que o Windows Live Messenger já permite isso, mas o diferencial do Wave é permitir tudo utilizando apenas o navegador web, sem a necessidade de instalação de plug-ins.


Não tenho dúvidas em afirmar que é possível propor uma atividade educativa para uma turma de alunos para desenvolver um trabalho colaborativo na própria sala de aula caso existam alunos com notebooks; em um laboratório de informática da instituição de ensino; ou mesmo em casa e, claro, via internet, a fim de desenvolver um trabalho extra-classe.


Se você quiser receber um convite para utilizar o Google Wave deixe um comentário e seu respectivo e-mail. Mas desde já informo que o número de convites são limitados mas à medida que eu for recebendo mais convites pretendo distribuí-los imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.