2 de nov de 2009

Dicas de vídeo: O Abecedário de Deleuze


O Abecedário de Deleuze, segundo o blog Intermídias (e segundo eu mesmo, porque assisti, rs), é uma realização de Pierre-André Boutang, produzido pelas Éditions Montparnasse, Paris. No Brasil, foi divulgado pela TV Escola, Ministério da Educação. Tradução e Legendas: Raccord. A série de entrevistas, feita por Claire Parnet, foi filmada nos anos 1988-1989.
Vale ressaltar porém que na verdade não foi uma "entrevista clássica" visto que Deleuze já sabia de antemão os pontos que seriam abordados e considerava inadequado falar sobre algo sem realizar uma reflexão primeiro. 

Gilles Deleuze na época fez um acordo de que o filme só seria apresentado após sua morte. O filme acabou sendo apresentado, entretanto, com o consentimento de Deleuze, entre novembro de 1994 e maio de 1995, no canal (franco-alemão) de TV Arte. Durante a entrevista, a cada letra do abecedário era apresentada ao filósofo uma palavra com a inicial correspondente, sobre a qual Deleuze discorria livremente.

OBS: Se você não entendeu nada ao assistir os vídeos acima, procure o sujeito do vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.