12 de out de 2009

Índios criam novo modelo de educação na Amazônia


No vídeo acima é apresentado um projeto educacional indígena diferenciado em que os alunos aprendem com os mais velhos da comunidade sobre vários assuntos. Pode-se perceber claramente processos educacionais de interação com o meio e de produção de situações de aprendizagem mais significativas que as do ensino tradicional.



No campo das teorias educacionais um autor que problematiza as vantagens e metodologias de ensino que partam de situações reais de aprendizagem é Antoni Zabala. No livro A Prática Educativa - Como Ensinar, Zabala problematiza os conteúdos de aprendizagem (conceituais, procedimentais e atitudinais) criticando que a escola tem priorizado os conteúdos conceituais, com um modelo de ensino seletivo, propedêutico e uniformizador. Além disso apresenta os metódos globalizados cuja principal característica é a de partir de situações reais para a produção de atividades, tal como é realizado pelos educadores indígenas no vídeo acima. Confira abaixo uma resenha do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.