21 de set de 2009

Violência na escola: mais um round!




No vídeo acima é possível conferir mais um round da violência na escola: uma briga entre duas alunas em um colégio sendo que a mãe de uma das estudantes, que é monitora escolar, incentivou a filha a bater.





Já no vídeo acima uma professora é brutalizada por uma aluna desesperada que perde a cabeça após a professora lhe ter tirado o celular e faz um escândalo... A turma permanece impávida e serena assistindo ao espectáculo de violência e má educação e até incentiva a aluna no seu confronto com a professora...





A pergunta que freqüentemente é produzida é de qual seria "a solução" para a violência escolar e para a violência na escola?

Não tenho dúvidas em afirmar que há um imenso descompasso entre o modelo de escola moderna e seu respectivo ensino tradicional e os desejos das crianças e adolescentes por um outro tipo de instituição que favoreça uma aprendizagem mais significativa e em que sejam protagonistas da tessitura de suas redes de conhecimento em colaboração com o coletivo que fazem parte. Embora haja esse apontamento, há sem dúvida outro incidente que é a ausência de compromisso de grande parte das famílias com o acompanhamento da aprendizagem de seus filhos na escola e fora dela.


Mas, embora haja essa ressalva em relação à ausência da família na educação escolar, conseguirá a escola moderna se aproximar do desejo dos alunos por mudanças educacionais que favorecem uma aprendizagem mais significativa?



Segundo a sinopse disponível no YouTube, " isso foi apenas uma brincadeira com a professora, podem analisar o vídeo, não há nenhum tipo de violência, ou agressão. Frisando: Foi apenas uma brincadeira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.