17 de ago de 2009

Dicas de Livros: Didática, de Jaime Cordeiro


Nesta semana eu abordei com meus alunos de licenciatura o livro Didática, de autoria de Jaime Cordeiro. O primeiro capítulo é especialmente relevante pois apresenta a aprendizagem como o principal objetivo a ser atingido pela didática mediante o planejamento de ensino. Ainda neste primeiro capítulo o autor apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford sobre as semelhanças nos processos de escolarização de massas ocorrido em diversas nações do mundo. Cordeiro apresenta também outro estudo, dessa vez realizado por Bruner, sobre quatro perspectivas de aprendizagem geralmente concebidas pelos professores sobre seus alunos.
Discordo apenas do título do capítulo supracitado que é intitulado de "A escola e o ensino: o núcleo da didática', pois concebo que a didática possui um campo de atuação que ultrapassa excessivamente "os muros" da escola e a própria concepção de escola, penetrando em outros espaços-tempos "reais e concretos" e ciberespaciais de educação escolar e não escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.