23 de mar de 2009

Dicas de Filmes: Entre os muros da escola

Conversinhas em sala de aula, desrespeito com o professor, alunos que se negam a tirar os bonés, troca de insultos e empurrões... É bem possível que você já tenha visto esse “filme” no Brasil, mas o cenário de “Entre os muros da escola”, longa-metragem de Laurent Cantet, é uma classe de 7ª série da periferia de Paris, na França.

Segundo o site de notícias G1, o filme retrata a experiência de um professor ginasial – ele próprio – às voltas com uma turma que, à primeira vista, não parece muito afim de cooperar. Interpretado também por François, o personagem central da história tem de lidar não só com a falta de interesse dos alunos em sua disciplina mas com as diferenças sociais e o choque entre culturas africana, árabe, asiática e, claro, europeia, dentro das quatro paredes da sala de aula.

Rodado durante sete semanas em um colégio do leste de Paris, “Entre os muros da escola” tem ares de documentário e um elenco todo de não-atores – alunos, professores e pais.

3 comentários:

  1. Obriado, pela partilha. Estou fazer formação sobre indisciplina na sala de aula e não decidi ainda que trabalho apresentar! Talvez este filme me inspire.

    ResponderExcluir
  2. Aléx,

    Uma realidade vivida nas escolas públicas.
    Os nossos alunos não querem mais aprender,
    falta interesse.
    Abraço,
    Marise.

    ResponderExcluir
  3. Alex Sandro,
    Há um selo para você no meu blog.

    Abraço,
    Marise.

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.