23 de fev de 2009

Serviço on-line localiza pessoas através do celular


A empresa de tecnologias Google lançou um serviço, denominado Google Latitude que permite que você veja o seu local e as mensagens de status dos seus amigos e compartilhe as suas com eles. Na prática isso significa que ele permite aos usuários localizar fisicamente, através do celular, seus contatos que também estejam registrados nesse serviço.

Imagine o seguinte, conforme o comentário da agência de notícias AFP: "De agora em diante você saberá se sua esposa está engarrafada no trânsito...". E é claro que saberá também se não está, bem como e consequentemente se está em outro lugar... se é que me entende... :-D

Mas, segundo a AFP, a empresa Google afirma que tudo é opcional, sendo que uma pessoa pode escolher a quem localizar e existe o 'modo oculto'. Esse "modo oculto", na prática, significa que aquela esposa, citada hipoteticamente na notícia, pode ficar oculta para o maridão, mas on-line para "os outros"... hum... interessante, né? É igualzinho a um famoso programa de mensagens instantâneas, certo?

É a inovação tecnológica, que lembra muito o conceito de sociedade de controle criado pelo filósofo Gilles Deleuze, chegando cada vez mais perto das relações sociais humanas.

Você já assistiu ao filme "O Show de Truman"? Enfim, "fique de olho", pois "já estão de olho" em você! 8- Mas se você é fã do BBB, poderá vivê-lo portanto diariamente, igualzinho ao Truman!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.