24 de nov de 2008

Uso de celulares na escola

As escolas devem se assemelhar aos presídios e tentar proibir o uso de celulares? Existe alguma forma de utilização educativa do celular na sala de aula? O que você sugere? Eu ainda não tenho respostas "claras" :D Ajude-me (e ajude-nos, pois existem outros acessando) a pensar mais sobre isso :) Deixe seu comentário ;)

Estava navegando na Internet à procura de alguma promoção de natal das operadoras de celulares que, diga-se, até agora não apresentaram nada relevante em relação aos planos de acesso a Internet 3G :( e encontrei o blog de uma das operadoras brasileiras abordando uma questão contemporânea extremamente recorrente nas escolas: o uso ou proibição de celulares em sala de aula e em diversos outros ambientes da escola (ou nela, em sua totalidade...). Como estão ocorrendo os impactos psicológicos do uso de celulares pelos jovens brasileiros e como a escola pode trabalhar de forma educativa com as alterações psicológicas produzidas nesse contexto?

Recomendo a leitura das postagens abaixo e também dos interessantes comentários que para lá foram enviados para pensar mais sobre essa questão (im)pertinente e contemporânea na escolas bem como sobre os processos de desterritorialização e territorialização na cibercultura.


Você viu o resultado da proibição? :D

3 comentários:

  1. Ola professor Alex! Tudo bem?. Minha opinião è: deveria sim ser proibido tanto nas escolas e nas Universidades. Nas escolas pq os alunos o utilizam de modo errado,ou seja, enviam torpedos como cola, tiram fotos de provas, ficam escutando musica ao inves de prestar atencao na aula...
    Além de ser uma grande falta de respeito ao professor e aos colegas pois desvia a atencao.O aluno fica somente em presenca fisica na saula pq na verdade ele esta em outro Mundo, totalmente disperco.
    E nao adianta a tal desculpa" E se minha mãe ligar" ora q absurdo! Entao no tempo q nao tinha celular os pais ficavam ser comunicar com os filhos? Pelo q eu sei ainda tem telefone nas escolas caso a mae queira falar com eles é facil. Isso é desculpa de alejado.
    Já na Faculdade, li recentemente um alundo tentando justificar atender o celular, ele disse q deixa o aparelho no silencioso e qdo toca pede licenca e sai da sala ,outra falta de respeito ao professor, ficar saindo da sala pra fofocar? Duvido q a ligacao seja tao importante.Depois fazem provas ruins e o professor q nao presta. Enfim professor " é esta minha pequena opiniao" sobre o tema. Espero q goste.
    Obs: Eu tambem tenho um blog e peco q por gentileza qdo tiver um tempinho leia e dê sua opiniao. www.maeci.blogspot.com. Um abraco Myrian Prado.
    myrianprado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu uso o meu celular na sala de aula pra pesquisar sobre os temas abordados durante as aulas, porém acho que é errado por conta de outros alunos que fazem mau uso desses aparelhos, nos intervalos ou recreios acho que poderiam deixar os alunos, pois é um momento livre na escola.

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.