18 de ago de 2008

Universidade abre 3.302 vagas para cursos a distância

Algumas considerações do filósofo Pierre Lévy sobre a Educação à Distância.

Segundo o site de notícias Gazeta on-line, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) realizará processo seletivo para os cursos Física, Química, Artes Visuais, Ciências Contábeis e Educação Física, na modalidade a distância. As inscrições deverão ser realizadas, pela internet. Ainda segundo o site, no total a universidade vai oferecer 3.302 vagas.

Opinião: Um fator preocupante em cursos EaD ofertados em diversas instituições é o alto índice de evasão. Um dos fatores dessa situação é que muitas pessoas ingressam nesses cursos acreditando que sejam mais fáceis, e não é bem isso, pois se trata de um nova forma de ensino e também de aprendizagem. O aluno precisa ser mais auto-didata e pró-ativo no desenvolvimento de suas atividades. Mas uma das vantagens é que a educação a distância permite que o aluno faça as atividades de acordo com seu ritmo individual, pois frequentemente as atividades são assíncronas.

2 comentários:

  1. Gosto muito da forma de educação à distancia, pois dá oportunidade do aluno estudar em sua propria cidade não gerando despesas em outras cidades, se pansar em quem mora no interior com poucas oportunidades e sem nenhuma condição financeira em se manter sem trabalhar e longe de casa...
    Esta forma de educação deveria se estender por todo o Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Nao concordo com a colega acima. Penso que a ead transfere unicamente para o aluno a responsabilidade de ter o acesso ao conhecimento, obrigando-o a ter ante de tudo um conhecimento de informatica, o que nao é uma realidade no interior. Assim, o Estado está se desobrigando de dar condiçoes mais efetivas de acesso ao ensino.

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.