29 de ago de 2008

Maio de 1968: Os conflitos de desejos que fizeram história

O programa Milênio, da Globonews, apresentou uma série de reportagens sobre o acontecimento Maio de 1968. O evento histórico Maio de 1968 simbolizou o auge de um momento de intensas transformações políticas e comportamentais que marcaram a segunda metade do século 20 no Ocidente. Confira nos vídeos abaixo uma síntese dessa revolução.

O primeiro programa sobre o ano de 1968 traz os desafios e urgências de mudança da época. O conflito entre velhos padrões e novos desejos, a cultura hippie e a Guerra do Vietnã transmitida pela TV.



O segundo episódio da série sobre 1968 destaca que a rua foi o lugar em que se fez história em vários países, inclusive no Brasil. Naquele ano, estudantes tomaram a palavra e foram à luta.



O terceiro episódio da série sobre o emblemático ano de 1968, trata da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e da emancipação feminina.



No Brasil, a ditadura endureceu e fez com que muitos partissem para o exílio. No último programa, as heranças que o emblemático ano de 1968 nos deixou.



Depois do sucesso de "1968: O ano que não terminou", o jornalista Zuenir Ventura conta a Edney Silvestre como foi escrever um novo livro sobre o tema e fala o que mudou nessas quatro décadas.

Opinião: Mas se você está sem tempo para assistir aos vídeos acima, confira no vídeo abaixo 1968 em 15 segundos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.