8 de ago de 2008

Dicas de Sites: Educação e Filosofia


Assista alguns vídeos da série Ser ou Não Ser, apresentada por Viviane Mosé e exibida pelo programa Fantástico da TV Globo

Se você estiver procurando textos acadêmicos sobre educação vale a pena conferir o Jornal Eletrônico do Laboratório de Educação e Imagem da UERJ e também a Revista Online Pró-posições da Unicamp bem como a Revista Aulas desta mesma Universidade.


Conheça também o site O Pensador Selvagem, com inúmeros textos filósoficos

No caso específico de fiolosofia existem os sites O Estrangeiro, Núcleo de Estudos da Subjetividade, Dossiê Antonio Negri, Dossiê "Entre Deleuze e a Educação", Rizoma.net, blog Feixe Hertziano e Katharsis, Revista Comunicação&política, Revista Críterio, seminários Cultura & Informação e Dossiê Gilles Deleuze. Você pode conhecer ainda as mais recentes dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-graduação em Educação da UFES. como a minha própria, intitulada O Currículo Agenciado com as Tecnologias da Informação e Comunicação no Cotidiano da Educação Escolar.

Se você deseja entender um pouco mais sobre a filosofia deste blog leia a dissertação "O humor pós-moderno como crítica contemporânea: uma análise dos contos de Moacyr Scliar". Neste estudo a autora Ângela Maria Pelizer de Arruda apresenta um estudo onde se reconhece o vasto mundo que se criou de manifestações que nos fazem rir no mundo contemporâneo. Segundo ela, em várias expressões artísticas, há uma procura incessante, tanto por parte de quem produz quanto por parte de quem as procura, pelo trabalho que envolve a comicidade. Nesse sentido, o estudo levanta questões a respeito do humor na literatura pós-moderna no tocante às suas várias vertentes, principalmente no que concerne ao questionamento de termos um humor crítico ou passivo diante das situações atuais.
E vale lembrar, como afirma um dos professores entrevistados na reportagem "Os docentes e os livros" da Revista Educação, que "a leitura complementa a formação do professor, amplia a visão de mundo e não há muito que teorizar sobre isso" e conclui que "ler é simplesmente fundamental". Parabéns ao professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.