2 de jul de 2008

Morador de rua passa em concurso de um banco e outro em pedagogia

"Todo mundo tem potencial para ser um vencedor": belo slogan - só falta a sociedade brasileira assumir isso com práticas político-sociais em seu cotidiano, prezando sempre pela honestidade e combatendo insistentemente os casos de corrupção.

Um morador de rua passou em um concurso público na 136ª posição, entre 171 classificados para Recife. Ele carregava pasta com cópias de apostilas e provas e estudava em praças e bibliotecas. Ele foi convocado para assumir o cargo de escriturário. No site de relacionamentos Orkut ele recebeu centenas de recados em seu perfil com saudações pela conquista e votos de boa sorte, principalmente de candidatos a concursos.
Outro morador de rua também conseguiu mudar seu destino com a ajuda dos livros. O empenho nos estudos o levou a conseguir uma vaga no curso de Pedagogia da UnB.
Opinião: Exemplos de superação em um país de tantas desigualdades sociais e falta de engajamento político-social da população.

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Ontem (04-01-2011), na Asa Norte (Brasília), uma amiga encontrou o mesmo Alex .
    É com tristeza que digo que ele "PAUSOU" a faculdade. E está novamente na rua.
    Embora, seja um vencedor, não teve o apoio necessário para continuar seus estudos. E após essa grande vitória (passar na UnB), foi remetido novamente ao seu estado passado (ruas/ fome).
    O ocorrido com Alex é um reflexo da elitização das universidades públicas. Onde, não há um sistema de auxílio aos pobres da população. Será que o governo pensa que é necessário se rico para ser inteligente?
    Até que ponto essas universidades podem ser consideradas públicas?
    E o Alex, se transformará apenas em um exemplo do sistema falho? E onde está a Rede Globo para cobrir a continuação da reportagem anterior?

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.