18 de jul de 2008

Guia de Cidades: conheça São Mateus/ES

Igreja Velha em São Mateus/ES

Nesta semana pretendo estar descansando em minha terra-natal São Mateus, que localiza-se no estado Espirito Santo no Brasil.
Conheça o Museu, no Centro, que tem peças e mobília dos séculos XIX e XX, quando a economia ainda era escravocrata; a Igreja de São Benedito, santo escolhido pelo povo mateense pela proximidade com os descendentes africanos, apesar de o padroeiro "oficial" da cidade ser São Mateus; o Mercado Municipal, que é uma feira popular, muito ampla e bonita, onde a abundância da oferta de farinha e beiju demonstra a permanência da cultura quilombola em São Mateus; e a Igreja Velha, no centro da cidade, que fica ainda mais bonita à noite, com a iluminação especial (Gazeta On-line).

Vale a pena conhecer também as praias de Urussuquara, Barra Nova e Guriri. O balneário de Guriri é a praia de maior infraestrutura turística conhecida pelo carnaval de rua e que possui também uma base do Projeto Tamar.

O Rio Cricaré é indissociável da história de São Mateus/ES. Além de ser muito bonito, foi por ele que o comércio da cidade (infelizmente, grande parte constituído de tráfico negreiro) teve início (Gazeta On-line).
Opinião: Se quiser saber mais sobre a cidade de São Mateus, assista também aos vídeos sobre Folia de Reis e Pulo da Ponte. Conheça também outras cidades do Espírito Santo acessando as reportagens do programa Conexão Geral, da TV Gazeta do Espírito Santo, que está freqüentemente divulgando a cultura capixaba e o site Guia de Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.