2 de jun de 2008

Reportagens especiais em vídeos sobre o crescimento do uso do computador e da internet

O Jornal Nacional, da TV Globo, apresentou uma série de reportagens especiais sobre sobre o crescimento do uso do computador e da internet.

A primeira reportagem mostra que através do uso da tecnologia, uma tribo de índios monitora os passos de madeireiros peruanos que tentam invadir a região. Aborda ainda o fato de que uma mensagem eletrônica chegou a evitar uma guerra. Confira abaixo o vídeo na íntegra.
Já a segunda reportagem mostra que em Bacuretuba, interior do Maranhão, o telefone só surgiu há cinco anos e não é possível acessar a internet. Já em Sud Mennucci, São Paulo, os moradores podem acessar a rede de computadores de graça.
E na terceira reportagem é apresentado o fato de que computadores ligados à internet ajudam estudantes de Fernando de Noronha a concluir cursos de nível superior à distância. No Rio de Janeiro, crianças aprendem robótica e usam laptops em salas de aula.
Na quarta reportagem mostra que muitas pessoas que navegam pela internet podem cair em armadilhas feitas por hackers mal-intencionados. Com um e-mail, criminosos acessam computadores à distância e roubar dados e até dinheiro.
A quinta reportagem aborda o fato de que no mundo dos computadores, a maior parte das inovações nasceram e continuam nascendo no Vale do Silício, em São Francisco. Lá, estão as principais empresas como o Google e o Yahoo!
E, finalmente, a última reportagem da série sobre tecnologia da comunicação apresenta algumas novidades que possivelmente vão revolucionar os meios de comunicação. Segundo especialista, a televisão poderá ser comandada por gestos.
Opinião: "Quem sabe" o crescimento da internet entre os cidadãos menos favorecidos possa viabilizar processos de educação à distância como um novo paradigma para divulgar e produzir conhecimentos em rede e inventando ainda linhas de fuga para o conhecimento que ainda está localizado nos denominados "centros de excelência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.