3 de mai de 2008

Polêmica: Coordenador de uma universidade afirma que estudantes baianos tem baixo QI

Reportagem em vídeo da Globo.com: Declaração de coordenador de uma universidade causa polêmica. O coordenador de uma universidade foi afastado do cargo após dizer que o baixo QI dos baianos foi responsável pelo mau desempenho de alunos de medicina no exame do Enade.


A avaliação dos cursos de graduação gera tensões e embates de professores e estudantes nas diferentes regiões brasileiras. Segundo um programa da Globonews, o Ministério da Educação afirma que pode reduzir o número de vagas e até cancelar os vestibulares das instituições com notas baixas no Enade. Você acha essa a melhor maneira de se melhorar o Ensino Superior? Confira o debate sobre a qualidade das universidades no vídeo abaixo.



Opinião: Como afirmou a comentarista Miram Leitão, no programa Bom Dia Brasil da TV Globo, o novo modelo de desenvolvimento exige mais investimentos em educação. Nesse sentido a universidade tem um papel fundamental na produção de uma educação com mais qualidade. As universidades precisam assumir seus problemas e discuti-los com a sociedade, dialogando sobre possíveis mudanças em sua estrutura extremamente rígida e permeada de questões eminentemente político-partidárias.



Pelo menos ninguém "pegou no pé" dos cearenses...

3 comentários:

  1. sou aluno da unimar e acho vergonhoso o que o curso de medicina nos ofere, ou melhor, não nos oferece. As salas de aula são lotadas ,não há campo suficiente para atividades práticas, o hospital universitário é um faz de conta pois não têm convênio com o SUS e nem pacientes para atendermos. Somos obrigados a nos dirigir à cidades da região para realizarmos as práticas médicas. Os professores não têm compromisso com o ensino, pois a filosofia de trabalho da própria universidade favorece este comportamento.Estou tentando transferência desesperadamente assim como muitos colegas . Eles só querem saber do dinheiro e qualidade que é bom nada!Se o MEC fosse realmente rigoroso não se deixaria levar pela aparência imponente das instalações físicas desta universidade e levaria o caso mais a sério pois na minha opinião ela não tem condições de abrigar um curso de tanta responsabilidade como é a medicina.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião o MEC não deveria tolerar esta situação nos cursos de medicina pois é a vida de cada um de nós que futuramente estará nas mãos destes pseudomédicos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, visitamos seu blog e se puder, conheça o blog que acabamos de criar, ocamaleaoaposentado.blogspot.com e nos siga também para que possamos trocar ideias. Pensando nos servidores aposentados das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), e mais particularmente nas FCs (Funções Comissionadas), criamos o blog Camaleão Aposentado, para ser um espaço de discussão com a intenção e o compromisso de construir conteúdos responsáveis e elucidativos. Abraços!

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.