3 de mai de 2008

Museu da informática em Paris conta a história da Era Digital

Um museu funciona como um Banco de Dados, resultado do inventário e avaliação de um patrimônio. Um museu deve conciliar as necessidades de evocação e celebração da memória com a responsabilidade de promover a consciência histórica (Fapesp). Nesse sentido, o museu da informática pode se constituir como uma intermediação institucionalizada entre o indivíduo e objetos materiais.

O Museu da Informática em Paris conta a história da Era Digital abordando como os primeiros computadores evoluíram de grandes e pesadas máquinas que desenvolviam apenas cálculos matemáticos, no início do século 20, até os notebooks de hoje, que podem pesar menos de um quilo e ao mesmo tempo armazenar dezenas de gigabits em dados. Confira as fotos do Museu.

Opinião: É importante também guardar as ossadas dos usuários de computadores para criarmos um museu e avaliarmos futuramente o impacto das tecnologias nesses corpos efêmeros...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.