8 de mai de 2008

Até engenharia já é ensinada à distância


Reportagem da Folha Online: Até engenharia já é ensinada à distância. Inicialmente restrita aos cursos de formação de professores e administração, a educação à distância começa a ser oferecida no Brasil em áreas em que sua aplicação não é consensual, como engenharia, enfermagem, ciências aeronáuticas e até disciplinas de medicina. Mas no ano passado, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, em seu 6º Congresso Nacional, aprovou uma resolução de "não apoiar a graduação à distância para formação em qualquer nível" mas especialistas em educação à distância defendem a modalidade. Para Vani Kenski, da USP, mesmo nos cursos que exigem mais conhecimento técnico, disciplinas podem ser planejadas para que haja uma parte em ambiente virtual.
Pelo visto os processos que vez ou outra ocorriam na educação presencial logo devem adentrar a EaD

Opinião: A modalidade de Educação à Distãncia (EaD) continua sendo uma grande novidade para o ensino brasileiro: nesse contexto, o ensino à distância, usado nas universidades, vira alvo de polêmica. Nesse sentido é preciso que ambas às partes, ou seja, tanto as instituições que estão abertas e dispostas a oferecer cursos nessa modalidade quanto os que discordam, precisam estar dispostos a abrir um espaço permanente para diálogos e discussões: eu sugiro um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)...
Pegue sua senha e aguarde atendimento!

2 comentários:

  1. Oi, Minha opiniao sobre o assunto e muito simples, dependendo de onde voce esta e o seu tempo disponivel, voce nao pode sair de onde voce esta e ir para uma escola tradicional. Por isto eu sou favoravel ao ensino a distancia, mesmo que vez ou outra o aluno tenha que se deslocar ate a universidade para prestar algum tipo de avaliacao. Ora o que vai definir o seu aproveitamento e a avaliacao, sendo que o maior interessado e o aluno. eu por exemplo vivo nos EUA e meus cursos anteriores nao sao reconhecidos aqui, portanto eu estarei me atrazando mais ainda se recomecar, para mim seria muito bom fazer engenharia (area que me dedico) a distancia, por exemplo, fazer engenharia eletrica ou computacao, ou mesmo aeronautica, porem infelizmente ainda nao encontrei alguma escola que ofereca um curso reconhecido no Brasil. ao contrario de outros paises que ja tem o diversos cursos a distancia, a exemplo o Mexico. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. E porque não? É curioso este preconceito quanto aos tipos de cursos ministrados à distância. No Brasil os cursos ditos presencias tem mostrado a triste realidade da formação de profissionais de baixa qualidade. Portanto, o que vale a pena discutir são os critérios envolvidos no ensino a distância e não a modalidade. Creio que todos os cursos são possíveis de serem ministrados a distância com aproveitamento superior a modalidade presencial. Veja uma grande diferença entre o estudo de uma disciplina em casa, confortavelmente, com recursos apropriados e a ida à sala de aula, cansado de um dia duro de trabalho e etc.

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.