22 de mai de 2008

10% mais ricos no Brasil detêm 75% da riqueza, diz Ipea

Reportagem da Folha Online: 10% mais ricos no Brasil detêm 75% da riqueza, diz Ipea. Os 10% mais ricos do país concentram 75,4% da riqueza. É o que aponta o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A pesquisa também mostra como é essa concentração em três capitais brasileiras. Em São Paulo, a concentração na mão dos 10% mais ricos é de 73,4%, em Salvador é de 67% e, no Rio, de 62,9%. A pesquisa do Ipea também mostra o peso da carga tributária entre ricos e pobres, que chegam a pagar até 44,5% mais impostos.

Opinião: Como é possível falar sobre melhorias na qualidade da educação e também nos processos de inclusão digital em um contexto de extrema desigualdade social e de renda? O caminho é continuar trabalhando em instituições em que imperam a precarização do ensino, com paliativos de acesso a algumas tecnologias e, assim, mantendo o status quo de grupos extremamente favorecidos? Alguém aí tem uma pista?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.