23 de abr de 2008

A Web 2.0 (1ª Parte) - Sistemas Operacionais Online (WebOS)


Ao longo das próximas semanas será apresentado "uma série especial" sobre a Web 2.0. Nos posts haverá dicas de serviços online ligados ao conceito de Web 2.0 e citações de textos na internet onde você poderá ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

Este primeiro post aborda o tema Sistemas Operacionais Online (WebOS): mas em que consite isso?

São sistemas operacionais ("Desktops virtuais"), às vezes denominados de WebOS, que rodam diretamente do navegador (browser) e que necessitam apenas do plug-in Adobe Flash Player e JavaScript para funcionar. Confira abaixo alguns exemplos.
  • YouOS: Implica em certos conhecimentos de programação, que pode fazer do YouOS um serviço ideal para programadores.
  • EyeOS: Conta com jogos em Flash que respondem mal aos comandos, um visual psicodélico que pode incomodar usuários mais recatados e chats desordenados.
  • Goowy: traz um quadro com as principais funções disponíveis logo que o usuário acessa sua área de trabalho: sistema de mensagens instantâneas, programa de e-mail, calculadora, anotações e leitor de RSS direito do desktop e apenas um um simples editor de textos.
  • Fold: Assim como o Goowy, o Fold é feito em Flash. Conta com poucos aplicativos próprios, mas permite integrar rapidamente itens de outros sites, bastando indicar a página HTML.
  • G.ho.st: Desktop virtual em que você tem à disposição ferramentas e serviços providos por softwares instalados no computador.
  • Widgetop: Conjunto de aplicativos fácil de personalizar. Funciona como um desktop acessível de qualquer lugar, sendo possível ver notícias, serviços da web, imagens, jogos, calendários, calculadoras e muitos outros pequenos aplicativos.
  • Glide: Desenvolvido em Flash e elaborado para dispositivos móveis. Possui ferramenta para redigir textos, criar apresentações, ouvir músicas, assistir vídeos, editar imagens, gerenciar contatos, agendar compromissos, enviar e baixar arquivos. O interessante é a possibilidade de enviar arquivos do PC para o sistema.
  • Wixi : Rede social da internet que reúne todos os serviços de mídia da internet em um desktop virtual, onde o usuário vai criar um perfil pessoal e poderá compartilhar arquivos, vídeos, músicas e fotos.
Que conhecer mais sistemas operacionais online? Acesse o post (em inglês) com mais de 45 sistemas operacionais online.


Para saber mais sobre a Web 2.0 recomendo a leitura do texto "Ainda não entendeu o que é a web 2.0? A gente explica!" disponível no blog de Fernando Panissi do site de notícias G1. Veja também o vídeo abaixo.



Opinião: De todos os sistemas apresentados no post, eu uso e prefiro o Wixi, devido ao entretenimento, troca de arquivos e interface intuitiva.


REFERÊNCIAS PARA PRODUÇÃO DESTE POST: IDG Now!, INFO Online, Superdownloads, etc.

Um comentário:

  1. Excelente post, muito obrigado! me ajudou muito no meu trabalho sobre web 2.0!
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.