14 de abr de 2008

MEC quer mudar português já em 2009

Reportagem da Folha Online: MEC quer mudar português já em 2009. Uma comissão do MEC elaborou uma proposta para que a reforma ortográfica da língua portuguesa comece a ser implantada no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2009. A reforma prevê, entre outros pontos, o fim do trema e de acentos em palavras como vôo, herói, idéia e assembléia do vocabulário dos países de língua portuguesa.

Opinião: Tenho uma sugestão: que tal mudarmos algumas idéias-chaves recorrentes do senso comum brasileiro repoduzidas no cotidiano? Que tal acabarmos com alguns sinônimos? No Brasil, "estar em um cargo de chefia" é sinônimo de "possibilidades de desvio de verbas" e "ganhos de benefícios a si próprio". Ao invés de mudarmos o "português", que tal mudarmos o "brasileiro"? Acho que existem coisas mais urgentes para mudar também no campo da educação: o que você diria Alexandre Garcia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.