21 de abr de 2008

Mal.com: Campanha pelo uso responsável da internet

O tema deste post é sobre um possível uso responsável da internet. Para iniciar, vale citar uma cena da programa Casos e Acasos, veiculado na TV Globo, no qual a personagem Clara se desespera ao saber que seu ex-namorado andou pondo algumas imagens um tanto impróprias na internet e pede ajuda a uma amiga para retirá-las do apartamento do rapaz.






Segundo uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, uma universidade brasileira, percebendo os problemas que o uso intensivo da internet traz, resolveu estudar o comportamento dos adolescentes que passam a noite na Web. Constatou-se que os riscos para a saúde desses jovens são grandes, devido à privação de sono.

Vale a pena conferir também a reportagem "Jovens do Brasil: os perigos a internet oferece" veiculada no Jornal Hoje, da TV Globo, sobre o fato de que os jovens brasileiros são os que têm mais amigos virtuais, são 46 para uma média de 20 em outros países. Ainda segundo a reporgagem, o uso excessivo da rede pode atrapalhar os estudos e até o relacionamento com as pessoas. Veja o vídeo na íntegra abaixo.




Já a Revista Galileu, da Editora Globo, estampou em sua capa o tema "Mal.com - O lado sombrio da internet". A reportagem questiona: “Por que é tão fácil achar na rede quem incentiva o suicídio, faz apologia à anorexia, promove a pedofilia, incita o racismo, divulga o neonazismo, estimula o ódio entre torcidas e dá dicas para todo tipo de criminoso". Aparentemente o conteúdo da reportagem parece estar totalmente disponível no site da Revista: clique aqui para acessar gratuitamente. Confira também os bastidores da produção da revista no vídeo abaixo.




No blog Far Beyond Sanity é possível encontrar alguns trechos da revista.


Não há dúvidas de que a internet oferece diversão, mas também há perigos na rede. Para uma navegação mais segura, foi lançada uma cartilha com dicas de uso responsável da internet.






Opinião: A cartilha é interessante e importante, mas é preciso dizer que se você seguir ela "ao pé de letra" simplesmente não fará nada ou muito pouco ao navegar na internet... mas vale a pena sim considerar muitos de seus aspectos como precaução ao navegar na Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.