24 de abr de 2008

Dicas de Filmes: Compre-me: eu, vontade de morrer

Sinopse (Pirex): Em uma confluência dos universos das artes, comunicação, tecnologia e política, surgem teorias e ações de ativistas influenciados pela cultura pós-moderna. Uma pergunta é comum entre esses outsiders: como resistir? O vídeo “Compre-me: eu, vontade de morrer” constitui uma abordagem sobre a questão da resistência ao poder e à sociedade de consumo e controle.


Você pode fazer o download do vídeo (148 MB) ou assistí-lo aqui mesmo: confira abaixo as três partes do filme.



1ª parte



2ª parte


3ª parte


Opinião: O vídeo foi muito bem elaborado e é extremamente crítico sobre as atuais relações capitalistas na sociedade contemporânea. Recomendo também a leitura dos textos de Gilles Deleuze (1925-1995) sobre A Sociedade de Controle e o de Michael Hardt sobre A Sociedade Mundial de Controle. Acredito que é preciso resgatar os engajamentos político-sociais produzidos em Maio de 1968 para que todos possam se relacionar de forma mais crítica ("pós-crítica"?) com as novas formas de controle social geradas pelas novas tecnologias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.