26 de mar de 2008

Educação 2.0: Como educar na era da Web 2.0, aproveitando o potencial das ferramentas interativas e de colaboração?

As novas tecnologias da informação e comunicação disponíveis na internet (Web 2.0) se apresentam como um contexto contemporâneo no qual o ensinar e o aprender passariam totalmente de um modelo de comunicação unidirecional (um para todos) para um modelo de comunicação bidirecional (todos para todos): alguns pensadores têm denominado esse novo contexto de Educação 2.0.

Para tentar pensar a Educação 2.0 se faz necessário primeiramente conhecer as mudanças que estão em curso: portanto, entender o conceito de Web 2.0. Acessando os sites da Info Online, Cadernos Eletrônicos (Acessa SP) e o do WNews é possível entender um pouco esse conceito.



Em seguida, proponho que navegue por alguns outros sites e blogs para tentar pensar o conceito de Educação 2.0 que está sendo proposto e em fase de construção em rede e na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre o autor

Minha foto

Professor universitário. Graduado em Pedagogia. Especialista em Educação, Informática Educativa e Gestão e Design Instrucional para EaD Virtual. Mestre em Educação. Doutor em Educação.